← Blog

15 de fevereiro de 2025

E se tivesse sido diferente...

Pensamento contrafactual: quando o "e se" deixa de ser aprendizado e se torna um ciclo de arrependimento e ansiedade.

CulpaMedoAnsiedadeTristeza
E se tivesse sido diferente...

Refletir sobre "como as coisas poderiam ter sido" é um processo mental conhecido como pensamento contrafactual. Embora às vezes possa ser útil para aprendizado e planejamento futuro, frequentemente pode levar a sentimentos de arrependimento, tristeza e ansiedade, impactando negativamente a saúde mental.

Quando esses pensamentos são focados em eventos negativos e acompanhados de sentimentos de arrependimento ou culpa, podem contribuir para a depressão e ansiedade. Isso pode ser especialmente prejudicial se a pessoa se fixa em cenários irreais ou inalcançáveis, levando a um ciclo de pensamentos negativos.

Por outro lado, usar pensamentos contrafactuais de maneira construtiva, como uma ferramenta para aprender com erros passados e planejar ações futuras de maneira mais eficaz, pode ser benéfico. A chave é o equilíbrio e a perspectiva correta. Se alguém se encontra preso em um ciclo de pensamentos "e se" que causam angústia, pode ser útil buscar o apoio de um profissional de saúde mental.

#saudemental #psicoterapia #psicoterapiaonline #psicanalise

Quer conversar sobre o que esse texto despertou?

Atendimento online em todo o Brasil e presencial em Recife.

Agendar consulta no WhatsApp
— Vamos conversar

Pronto para começar a cuidar de você?

Agende sua consulta ou entre em contato para tirar dúvidas. Atendimento online para todo o Brasil — e presencial em consultório.

Chamar noWhatsApp